sexta-feira, 4 de Março de 2011

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si

Notações

Como sabem, grande parte da música (dentro da nossa cultura) é constituída por sete notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Existem, porém, outras notações. A mais conhecida é a latina, que utiliza como notação as 7 primeiras letras do alfabeto.


Notação utilizada em Portugal:MiSolSi
Notação Latina:CDEFGAB


Note-se que começando a contar as notas a partir do Lá (Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol), a sequência obtida será (A, B, C, D, E, F ,G).


No piano

Já várias vezes me perguntaram "Se só existem 7 notas, como é possível que um piano acústico tenha 88 teclas? São muitas teclas, nunca vou conseguir tocar!". Não desanimem. A resposta é bastante simples.

Como podem observar pelos rectângulos a vermelho, existe um certo padrão que se vai repetindo. Dentro de cada rectângulo existem 7 teclas brancas, e 5 pretas. As teclas brancas são exactamente Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si, e essas notas vão se repetindo ao longo do piano (Dó Ré Mi Fá Sol Lá Sí Dó Ré Mi Fá...).
As teclas pretas são os sustenidos ou bemóis, que iremos ver mais adiante o que são.

Quanto mais para a direita andamos com as mãos no teclado, mais agudo fica o som. Do mesmo modo, quanto mais para a esquerda tocarmos, mais grave soam as notas.

Nota: Existem teclados eléctricos com menos teclas. Geralmente têm 61, 76 ou 88 teclas. Os pianos acústicos têm sempre 88.

Escrita e Leitura Musical
Conseguir ler e escrever música são uma parte relativamente importante para um músico. Embora muitos guitarristas, baixistas, etc. não usem o tipo de notação musical que vou ensinar, para nós, pianistas, é fundamental não só entendê-la como dominá-la.

A pauta musical
A pauta musical (ou Pentagrama), é constituída por 5 linhas (e 4 espaços) paralelas, onde são colocados vários símbolos, permitindo assim a criação e leitura de música. Tanto as linhas como os espaços se contam de baixo para cima.

As notas são colocadas nos espaços e nas linhas.

De igual modo ao português, a escrita na pauta também se lê da esquerda para a direita.


Clave de Sol
A clave de sol é um símbolo que é colocado no início de cada pauta e na segunda linha da pauta. Serve para atribuir nomes às notas consoante a sua posição na pauta.




Existem ainda outras claves, como a Clave de Fá e a de Dó. Mais tarde, iremos também aprender a ler em clave de Fá, porque é uma clave muito utilizada na escrita de música para piano.

Notas na pauta e com clave de sol
Observemos então o seguinte:



Colocando a segunda linha da pauta a vermelho, podemos observar que a nota correspondente é o Sol. É por isso que o símbolo se designa por Clave de Sol.

Podemos também observar que as notas são escritas em linha/espaço/linha/espaço, e assim sucessivamente. Este é um aspecto muito importante, porque nos permite identificar o nome de cada nota na pauta, sabendo apenas que a ordem é Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si, e que na segunda linha se situa o Sol. Por exemplo, se quiseres saber que nota se situa na quarta linha, iniciaremos a contagem na segunda linha com o Sol: Sol (na segunda linha), (no espaço), Si (na linha), (no espaço), (na quarta linha). Será também necessário em algumas situações contar para trás, portanto é bom que fique desde já decorada a ordem das notas ao contrário: Dó Si Lá Sol Fá Mi Ré Dó.

Apenas com muita prática será possível decorar o nome das notas consoante a sua posição na pauta. Por isso, deixo-vos um pequeno exercício. Peguem num papel e numa caneta, e escrevam o nome das notas correspondentes. Assim que acabarem, terão a correcção em baixo.
Boa sorte.





Correcção:
1)SolMiSiSolMiSolMi
2)SolSiMiSolMiSiSolMi
3)MiSolSiMiSolSiSolMi
4)MiMiSolMiSiMi


E por hoje é tudo. Em breve darei outra lição, e começaremos a tocar piano também.

Qualquer dúvida, mandem e-mail, comentem, o que for. Estejam à vontade. x)

Abraços,
Diogo Marques
www.youtube.com/ThePianoCover
www.facebook.com/ThePianoCover

16 comentários:

  1. Boas!
    Estou a tentar instruir-me o suficiente para conseguir abrir um site em vez de um blogue. Espero em breve atingir esse objectivo. Agora que vão começar as férias vou tentar isso.

    Abraço,
    Diogo Marques.

    ResponderEliminar
  2. Bom,eu achei que teria mais coisa pra ve mais eu vejo que e uma ``merreca´´ como diz minha mãe olha que ela so te 68 anos de idade.Queria saber mais so que eu não consigo ter um horario para frequentar uum lugar que de aula porque sou medica não sei o fazer.Mais eu sei o que pedir postem mais por......desculpe

    ResponderEliminar
  3. eu achei muito bom e agora estou paegando o jeito

    ResponderEliminar
  4. AMEI O QUE COLOCOU EM SEU BLOGGER, CONSEGUI ALGUMAS NOTAS EM MEU PC,PARABÉNS, ÉS MUITO SÁBIO.BJS

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos, novamente!
    Estou finalmente a criar o site. Já está disponível em http://aprenderpianoonline.comoj.com , e ambiciono tê-lo disponível mais tarde noutro servidor!
    Espero que gostem!

    Abraços,
    Diogo Marques.

    ResponderEliminar
  6. sou pianista por hobi, e acho a liçao muito boa...força ai

    ResponderEliminar
  7. valeu mais meu negocio e teclado

    ResponderEliminar
  8. Muito bom o exercicio ansioso para o proximo.......obrigado

    ResponderEliminar
  9. Muito bom. Pode continuar no blog mesmo.

    ResponderEliminar
  10. oque essa Correcção:
    1) Sol Dó Mi Fá Si Ré Ré Dó Sol Fá Mi Lá Lá Sol Fá Mi Ré Dó Ré
    2) Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Fá Mi Ré Dó Si Lá Sol Fá Mi Ré Dó
    3) Dó Mi Lá Ré Sol Lá Si Dó Lá Mi Ré Dó Sol Si Ré Sol Fá Mi Ré
    4) Mi Mi Fá Ré Fá Dó Sol Ré Lá Mi Si Dó Dó Ré Dó Dó Ré Mi Dó

    ResponderEliminar
  11. Falhei na segunda nota musical de solfejo no exercício 1.
    Saltei a sexta nota musical no mesmo exercício.
    Não pensei devagar na décima terceira nota do exercício 1.
    Encravei na décima terceira nota do exercício 2. Mas fiz...
    Engasguei-me três vezes no exercício 3: notas G,E,G (última)
    Falhei nas 10ª e 11ª notas no exercício 4, ou seja, Mi + Si.
    Dó é de boca aberta lentamente... Ré é pressionando o peito.
    Mi é um som agudo e lento... Fá é um som agudo e constante.
    Sol é um som como um clic no botão de um celular que faz ruído É como uma pausa. Um parênteses. Lá é uma nota que vibra e afeta as nossas emoções com o timbre. Si é uma nota que exige um som bem afinado e agudo, mas só cantada com uma corda vocal de jovem adulto ou de um bebé a chorar... de sofrimento (quer o colo da mãe e tem fome). É a nota mais bonita que eu já ouvi - toca-se na guitarra com alguma dificuldade, mas é mais fácil do que a nota Mi.
    Dó uma oitava acima é a nota em que se abre a boca mas só quem gosta de notas que vibram é que ouve as notas Lá e Dó uma oitava acima.

    balexandre36@gmail.com é o meu endereço de correio eletrónico.

    ResponderEliminar
  12. muito obrigado por essa digo aula, mas eu des
    ejo saber como se chama as teclas pretas do piano?!!

    ResponderEliminar